Geralmente a cabine primaria é encontrada em clientes que necessitam de uma demanda energética maior que 75 kVA salvo para cidade de São Paulo que existe condições em atender em uma potencia maior até os 225kVA.
Bem resumidamente cabine primária é especificamente um conjunto de sistemas e componentes que compreende em transformar a energia elétrica com as tensões de transmissão que são 188kV, 88kV, 32kV, 28 kV, 22kV, 13,8 kV para as tensões de utilização 440V, 380V, 220V e 110V.
Temos alguns tipos de cabines primárias e subeestações.
Subestação
A subestação é um conjunto bem complexo que necessita de uma área mínima de 400m² dedicada a clientes que necessitam de uma demanda maior que 3MVA (3.000.000VA) e compreende em uma linha de transmissão especifica onde a tensão é superior a 88kV.
Cabine Primária
A Cabine primaria compreende em um conjunto simplificado que na sua maior configuração ocupara um espaço de no mínimo 34 m² contendo disjuntor em MT, Transformadores e chaves e recebe as tensões já transformadas consideradas media tensão que são de 34kV a 13.8KV. Algumas concessionárias no Brasil pode ser feitas em poste para demandas de até 225kVA,na sua configuração de sistema a de maior complexidade pode chegar até 2999kVA de demanda.
Entradas em Baixa Tensão
A Entrada em baixa tensão compreende em um conjunto padronizado pela concessionária local a fim de fornecer e medir a energia fornecida ao consumidor final já nas tensões de utilização